Olha quem voltou \o/

Sim a segunda parte da lista que todos pedirão e cá está ela: "10 filmes da sessão da tarde que vale a pena ver de novo" PARTE 2. Você, caro leitor, que se encantou com uma onda de nostalgia com a primeira lista, agora chegou a hora de mais uma vez reviver grandes clássicos que fizeram parte da vida de muitas pessoas e como diz a música, relembrar bons tempos que infelizmente não voltam nunca mais BUT podem ser revistos aqui.

 

1. CORRA QUE A POLÍCIA VEM AÍ! (HE NAKED GUN: FROM THE FILES OF POLICE SQUAD!)

Aaaahhhh Leslie Nielsen, que saudade!

Um grande clássico da sessão da tarde e da comédia, corra que a polícia vem ai foi produzido em 1988 e dirigido por David Zucker. Tem em seu elenco o grande e engraçadíssimo Leslie Nielsen no papel principal e contracena ao lado de Priscilla Presley, George Kennedy e o então ator, na época, O.J. Simpson. 

O filme tem como enredo o personagem Frank Drebin (Leslie Nielsen), um incompetente detetive de polícia, Frank tenta deter um plano para assassinar a Rainha Elizabeth II (Jeannette Charles), da Inglaterra, que está visitando os Estados Unidos. O mentor do plano é o magnata Vincent Ludwig (Ricardo Montalban), que pretende usar um jogador de beisebol submetido a uma lavagem cerebral para executar o atentado.

O filme, na época de seu lançamento, foi um grande sucesso de crítica e bilheteria. Mesmo sendo uma comedia pastelão, o filme traz muitas boas referências a filmes Noir, principalmente em sua construção de narrativa, e todo um cuidado em relação a enquadramento, iluminação, música e etc.

Corra que a polícia vem aí é um clássico que todas as pessoas que tem um gosto mínimo por cinema, deveriam assistir. 

Curiosidade: O filme é baseado na série de TV Police Squad! também estrelada pelo próprio Nielsen. A equipe de criação do núcleo é a mesma da série original da TV, com o roteiro escrito por Jerry Zucker, Jim Abrahams, David Zucker e Pat Proft. 

TRAILER:

 

2. FOOTLOOSE - RITMO LOUCO (FOOTLOOSE)

Imagine uma cidade onde o prefeito proíbe o ato de dançar alegando que o mesmo é pecado. Loucura não? Porém essa é a premissa de Footloose. Filme produzido em 1984 e dirigido por Herbert Ross. Footloose foi um sucesso, arrecadou mais de 80 milhões em bilheteria. Mas não é pra menos, o filme conta com um elenco incrível e tem como personagem principal o ator Kevin Bacon, além de contar com uma trilha sonora original. O filme foi até indicado 2 vezes para o Oscar. E como já foi dito,

Footloose tem como premissa a vida de Ren McCormick que é um rapaz criado na cidade grande que se muda para uma cidade pequena do interior. Disposto a organizar um baile de formatura, Ren acaba descobrindo que dançar não é permitido na cidade. Apaixonado por música, Ren decide lutar pela restauração da dança na cidade e, em meio a isso, acaba conquistando o coração de Ariel Moore. Entretanto, Ariel é a filha do conservador reverendo (pastor) Shaw Moore, responsável pelo banimento da dança na cidade, em virtude da morte de seu filho.

E aqui vai um desafio, aposto que você não vai conseguir ficar parado ao assistir Footloose. Pelo menos, uma vontade de dançar vai tomar conta de você, nem que seja mínima.

TRAILER:

 

 

3. O FEITIÇO DE AQUILA (LADYHAWKE)

 Uma história de amor proibido mas ledo engano se você achar que é mais um daqueles clichês românticos. O feitiço de Áquila é muito além disso. Resumindo, a história se passa na Europa, século XII. O Bispo de Áquila (John Wood) toma consciência que sua amada, a bela Isabeau (Michelle Pfeiffer), está apaixonada por Etienne Navarre (Rutger Hauer), um cavaleiro. Áquila fica possuído de raiva e ciúme e lança uma maldição sobre o casal: de dia ela sempre será um falcão e de noite Navarre toma a forma de um lobo, sendo que desta forma fica o casal impedido de se entregar um ao outro. Eles têm como único aliado Phillipe Gaston (Matthew Broderick), mais conhecido como Rato, que é o único prisioneiro que escapou das muralhas de Áquila. Um pouco confuso não?

O feitiço de Áquila ganhou e foi indicado a vários prêmios, incluindo o Oscar. Foi lançado em 1985 e conta com um elenco muito bom, Matthew Broderick, Michelle Pfeiffer e Rutger Hauer. O filme é dirigido por Richard Donner e uma curiosidade interessante é que o filme ficou marcado como o segundo filme da 20th Century Fox para ser co-produzido e co-realizado pela Warner Bros. 

O filme também ficou conhecido por ter um erro de continuidade muito famoso que acontece 01h 44min e 49seg do filme, consegue achar?

TRAILER:

 

4. OS SALTIMBANCOS TRAPALHÕES 

 A versão dos Saltimbancos feita pelos Trapalhões é um clássico, tanto na sessão da tarde como no cinema brasileiro. Se você ainda tem alguma duvida que o filme seja bom saiba que em novembro de 2015, Os saltimbancos trapalhões entrou para a lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes de todos os tempos. 

A história mostra os 4 funcionários humildes de um circo, os amigos Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Mussum (Mussum) e Zacarias (Zacarias) que se tornam a grande atração do circo Bartolo, graças à sua incrível capacidade de fazer o público rir. Mas o sucesso lhes têm um preço: a oposição do mágico Assis Satã e a ganância do Barão, o dono do circo. Juntos, os quatro amigos precisarão combatê-los.

O filme foi dirigido por J. B. Tanko em 1981 e traz todos os trapalhões originais, uma ótima opção para assistir em família, ainda mais se você faz parte daquele grupo que fala que filmes brasileiros são ruins. #ficaadica

TRAILER:

 

5. OS CAÇA-FANTASMAS (THE GHOSTBUSTERS)

Who you gonna call?  GHOSTBUSTERS!

Ah para, vai falar que você nunca assistiu os caça-fantasmas? Arrisco a dizer que é um dos melhores filmes de todos os tempos. Os caça-fantasmas é um grande exemplo que da sim para você misturar ficção-cientifica com comédia e uma pitada de terror. Os caça-fantasmas foi dirigido por Ivan Reitman em 1984, época (como já vimos) que o medo de arriscar era mínimo e por isso nasceu grandes clássicos do cinema. 

A filme se passa em Nova York,  Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis) são três cientistas do departamento de psicologia da Columbia University, que se dedicam ao estudo de casos paranormais. Quando a subvenção termina eles são despedidos e Venkman sugere que abram um negócio próprio, a exterminadora de fantasmas "Ghostbusters". Inicialmente eles só têm despesas e nenhum cliente, mas eis que surge Dana Barrett (Sigourney Weaver), uma violoncelista que teve uma experiência assustadora em seu apartamento.

O filme ainda conta com uma música original que entrou para a história. Então já sabe, se ver algo sobrenatural, para quem você vai ligar?

Uma curiosidade é que o filme foi o segundo que mais arrecadou no seu ano de lançamento, ficando para trás apenas para o filme Um tira da pesada.

TRAILER:

 

6. CONTA COMIGO (STAND BY ME)

Conta comigo é um grande exemplo de que Stephen King não só sabe escrever contos de terror. Conta comigo é um filme que todos deveriam assistir, ainda mais se você é uma criança quase na pré-adolescência. Por que tanto o filme como o livro, conseguem passar exatamente aquela sensação e passagem da vida de uma criança para a adolescência que é regada a auto-conhecimento e descobertas. Algo que muitas pessoas já tentaram transmitir em suas obras e Stephen King conseguiu com maestria e uma certa doçura. 

Gordie Lachance é um escritor que recorda de um acontecimento pessoal no verão de 1959, quando tinha doze anos. Vivia numa pequena cidade do estado americano do Oregon e possuía três amigos que em certo dia saem juntos em busca do corpo de um adolescente que estava desaparecido na mata há mais de três dias. O que eles não imaginavam é que esta aventura se transformaria em uma jornada de auto-descoberta, que os marcaria para sempre.  

O filme foi dirigido por Rob Reiner em 1986 e é baseado no conto The Body (O outono da inocência - O corpo) presente na coletânia " As quatro estações" de Stephen King.

TRAILER:

 

7. KARATÊ KID - A HORA DA VERDADE (KARATÊ KID)

A esperança é a ultima que morre... Mas morre... (Senhor Myagi)

O que dizer de Karatê Kid? 

O filme aborda até que uma premissa simples: Daniel Larusso (Ralph Macchio) e sua mãe (Randee Heller) recentemente se mudaram de Nova Jersey para o sul da Califórnia. Porém, Daniel não consegue se ambientar em sua nova morada, até que conhece Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota atraente que gosta dele. Porém, a situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence (William Zabka), e sua gangue começam a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pela gangue de Johnny, ele é salvo por um Miyagi, um veterano japonês (Pat Morita) mestre na arte do karatê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar-lhe os ensinamentos do karatê, para que ele possa se defender da gangue de Johnny.

Porém o filme alcançou o seu auge não só pela história mas sim por seus personagens carismáticos, suas frases icônicas e claro, pelo senhor Myagi. Quem além de ser um velhinho gente boa, sabia lutar, fazia piada e ensinava karatê abordando ações que você faz no seu dia a dia, como enxugar uma louça ou pintar uma cerca.

Sério, se você ainda não assistiu a esse filme, corre que da tempo e depois de leva assista as continuações, depois os eu remake com Jaden Smith e Jackie Chan e por fim a continuação que foi lançada esse ano do filme original (30 anos depois) chamado Cobra-Kai.

TRAILER: 

 

8. E. T. - O EXTRATERRESTRE (E. T. THE EXTRA-TERRESTRIAL)

Como falar de uma lista de melhores filmes da sessão da tarde e não citar as obras de Steven Spielberg? 

Se você fosse uma criança e num belo dia você encontrasse um E.T perdido aqui na terra, o que você faria? Lembrado que todo o governo está atrás dele. 

Basicamente o filme gira em torno dessa ideia, um alienígena perdido na terra faz amizade com um garoto chamado Elliott de dez anos, que o protege de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia pelo serviço secreto americano. Elliott agora tem como missão ajudar o e.t a regressar ao seu planeta.

O filme ganhou vários prêmios e participou de vários festivais sem contar que foi um sucesso de crítica e bilheteria. Sem contar com cenas que entraram para a história do cinema como a bicicleta flutuando com a lua cheia ao fundo, o e.t vestido de garota, etc. 

TRAILER:

 

9. CURTINDO A VIDA ADOIDADO (FERRIS BUELLER´S DAY OFF)

Somos muito suspeitos para falar sobre Curtindo a vida adoidado. Além de ser um dos melhores filmes já feitos também nos trás boas lembranças da época de escola e o quanto fazíamos coisas erradas sem pensar nas consequências. 

O filme é dirigido pelo grande John Hughes, um dos grandes mestres dessa temática adolescente escolar, e Ferris Bueller (Matthew Broderick) em seu último semestre do curso do colégio, Ferris sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com sua namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor do colégio (Jeffrey Jones) e de sua irmã (Jennifer Grey).

O filme ganhou uma repercussão enorme em vários países, se tornou objeto da cultura pop americana tendo até uma festa chamada de Ferris Fest, bateu recordes, ganhou e ainda ganha milhares de homenagens, fez empresas faturarem muito na época como por exemplo a Ferrari e tendo até um jogo de tabuleiro baseado no filme. Isso é só algumas coisas que o filme conseguiu alcançar desde o seu lançamento, podiamos ficar horas aqui falando de todas as coisas sobre o longa. 

Sem contar que John Hughes escreveu o roteiro em 2 dias e a maioria das cenas foi totalmente de improviso.

E quem nunca, depois de assistir o filme, tirou um Buller´s day off em sua vida?

Tique tica...

TRAILER:

 

10. OS GOONIES (THE GOONIES)

Olha Steven Spielberg de novo ai minha gente!

Se você acha que Josh Brolin está forte agora para fazer Thanos e Cable saiba que desde a época de Goonies ele já era um adolescente que gostava de uma acadêmia. Os Goonies tem uma premissa incrível e que mexe com o imaginário de qualquer um: com os prédios de seu bairro estando prestes a ser demolidos, o que forçará a mudança de todos os residentes do local, um grupo de garotos resolve organizar uma cerimônia de despedida do local. Quando descobrem um legítimo mapa do tesouro, capaz de torná-los ricos e evitar a destruição de suas casas, Os Goonies resolvem partir em uma grande aventura.

E não podemos nos esquecer de um dos melhores personagens do filme: o Sloth, uma criança com uma deficiência que ajuda os garotos a encontrar o tesouro e ama chocolate.

Se você adora a temática de crianças enfrentando um mal maior que elas, igual Stranger Things, It e Conta Comigo, você não pode deixar de assistir Os Goonies. 

Uma curiosidade importante é que o elenco de Os Goonies foi proibido de ver o navio-pirata no final do filme antes da própria cena em que ele aparece pela primeira vez ser rodada. A intenção era fazer com que os garotos passassem para seus personagens a sensação de espanto com a descoberta da forma mais realista possí­vel.

TRAILER:

 

 

E ai curtiu? Quer mais? Então curta, comente e compartilhe com os amigos. Fale pra gente se você gostaria de, quem sabe, uma terceira parte dessa lista. Filmes para falar têm de sobra!