Que a sessão da tarde é um dos programas de exibição de filmes mais duradouros e conhecidos da televisão brasileira não tenha dúvida. O programa estreou em meado dos anos 70 e teve como abre alas o filme “A incrível Suzana”. Quem nunca esperou ansioso que a novela reprisada acabasse para assistir aqueles bons filmes que nos traziam aquela nostalgia e bem-estar dos anos 80 e 90?  Ou até mesmo quem nunca imitou alguns dos bordões do narrador quando era exibido a chamada da sessão da tarde como por exemplo: “Uma turminha do barulho ira aprontar mil e uma confusões, entrando numa fria, embarcando em uma aventura eletrizante e etc.”?

Para matar um pouco toda essa nostalgia e vontade, a equipe da DOT Films preparou uma lista com os 10 filmes da sessão da tarde que mais marcaram e que vale uma boa maratona no final de semana. 

 1.  Meu Primeiro Amor (My Girl)

Quem nunca chorou com esse clássico?

Meu primeiro amor é um filme estadunidense de 1991, dirigido por Howard Zieff e estrelado por duas grandes promessas infantis da época: Anna Chlumsky e Macaulay Culkin. O filme aborda a vida de Vada Sultenfuss (Anna Chlumsky), uma garota de 11 anos, é obcecada com a morte, pois sua mãe morreu e seu pai, Harry Sultenfuss (Dan Aykroyd), é um agente funerário que não lhe dá a devida atenção. Vada é apaixonada por Jake Bixler (Griffin Dunne), seu professor de inglês, e no verão faz parte de uma classe de poesia só para impressioná-lo. Paralelamente é muito amiga de Thomas J. Sennett (Macaulay Culkin), um garoto que é alérgico a tudo. Quando Harry contrata Shelly DeVoto (Jamie Lee Curtis), uma maquiadora para os funerais, e se apaixona por ela Vada se sente ultrajada e quer fazer qualquer coisa que estiver em seu poder para separá-los.

Um ótimo filme para se assistir com a família ou ao lado de quem você ama, mas a DOT Films adverte: Se você for homem, possíveis suores masculinos podem escorrer em volta dos olhos. Esteja avisado.

 Curiosidade: No filme acontece o primeiro beijo em cena dado pelo ator Macaulay Culkin em sua carreira.

TRAILER:

 

 

2.  Abracadabra (Hocus Pocus)

 “Sinto cheiro de crianças! ”

E é através dessa frase junto com um bom enredo que a Disney viu um grande potencial para as telas. Abracadabra é um filme do gênero fantasia lançado pela Disney em 1993 e dirigido por Kenny Ortega. 

O filme conta a história de Winnie, Sarah e Mary que são três bruxas do século XVII, que chegam ao século XX após seus espíritos serem evocados no Dia das Bruxas. Banidas há 300 anos devido à prática de feitiçaria, elas estão dispostas a tudo para garantir sua juventude e imortalidade. Porém o que elas não contavam eram que iriam topar com “três crianças enxeridas e um maldito gato falante”.

Um clássico da Disney que não pode cair em esquecimento e lembrem-se sempre crianças: Use sal iodado para afastar bruxas, zumbis e ex-namorados.

 TRAILER:

 

3.  Te pego lá Fora (Three O'Clock High)

Atire a primeira pedra quem nunca fez parte da roda de pessoas que assistiu a briga entre alunos na saída da escola. É isso que Jerry Mitchell (Casey Siemaszko) está envolvido, mas diferente de nós, não vai observar uma briga e sim participar de uma.

 Jerry  um jovem estudante do ensino médio que acaba sendo desafiado pelo mais novo valentão da escola Buddy Revell para uma briga as 3 horas da tarde no estacionamento da mesma; com isso, Mitchell passa o dia inteiro tentando evitar que a tal peleja aconteça.

Te pego lá fora  é um filme norte-americano de 1987 dirigido por Phil Joanou e distribuído pela Universal Pictures.

A aura escolar americana influenciou muito os anos 80 e 90, seja pelas roupas, manias e pessoas com seus diversos estereótipos. Sendo o clássico “Valentão” e o “Nerd”. Se você se encaixa com o primeiro estereótipo, cuidado, Nerds podem ser bons de briga também. E se você se encaixa no segundo estereótipo, lembre-se: se você ouvir que você é "o maior covarde que a pessoa já viu na vida", prove o contrário, mas não com um soco inglês, é claro. 

TRAILER:

 

4.  Como se Fosse a Primeira Vez (50 First Dates)

Você aguentaria todo dia ter que conquistar a pessoa que você ama por que a coitada sobre de falta de memória de curto prazo e não lembra de nada do dia anterior? Para nós aqui da equipe DOT Films a resposta é sim, mas só se for com uma condição: Se pudermos usar um pinguim com uma camiseta florida também.

Henry Roth (Adam Sandler) é um veterinário paquerador, que vive no Havaí e se apaixona perdidamente por Lucy Whitmore (Drew Barrymore). Porém há um problema: Lucy sofre de falta de memória de curto prazo, o que faz com que ela rapidamente se esqueça de fatos que acabaram de acontecer. Com isso Henry é obrigado a conquistá-la, dia após dia, para ficar ao seu lado.

Como se fosse a primeira vez é  um filme estadunidense do gênero comédia romântica de 2004 dirigido por Peter Segal e escrito por George Wing. O filme além de ser  estrelado por Adam Sandler e Drew Barrymore, conta ainda com Rob Schneider, Sean Astin, Lusia Strus, Blake Clark e Dan Aykroyd.

DOT Films adverte: Se você ainda não assistiu ao filme “o sexto sentido” então assista antes, se você não quiser ficar desapontado. Acredite, fara todo sentido.

TRAILER:

  

5.  Esqueceram de Mim (Home Alone) 

"Livre, eu to livre, livreeee"

O que você faria se fosse uma criança e sua família, em pleno natal, viaja-se e esquecesse de você, sozinho em casa? Se a resposta for que você impediria, com armadilhas mirabolantes, ladrões que tentassem entrar na sua casa, esse é o filme perfeito para você.

Esqueceram de mim é um filme realizado por Chris Columbus, do género comédia, lançado em 16 de novembro de 1990 nos EUA. E tem como premissa de que uma família de Chicago planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões da viagem, um dos filhos, Kevin (Macaulay Culkin), acaba esquecido em casa. O garoto de apenas oito anos é obrigado a se virar sozinho e defender a casa de dois insistentes ladrões.

Macaulay Culkin foi um grande ícone nos anos 90 sendo que a ideia para o roteiro de Esqueceram de Mim surgiu quando o diretor John Hughes rodava Quem Vê Cara Não Vê Coração, também estrelado por Macaulay Culkin.

O filme é seguido por uma sequência intitulado Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York em que o pobre Kevin se perde novamente de sua família e é perseguido por bandidos. Depois disso, foram feitos mais 3 filmes, mas com atores mirins diferentes, porem com a mesma premissa de uma família descuidada, um filho criativo para armadilhas e assaltantes descuidados.

TRAILER:

 

 

6.  3 Solteirões e um bebê (Three Men and a Baby)

Nós da DOT Films, sempre que falamos desse filme, não sabemos o que é o melhor: A trama em si, o bebê que é uma graça, o suposto “fantasma” flagrado na janela em determinada parte do filme ou o glorioso e imponente bigode do ator Tom Selleck.

3 solteirões e um bebê  é uma produção cinematográfica estadunidense, do gênero comédia, lançado em 1987. E além de ser um clássico oitentista ainda é dirigido pelo eterno Leonard Nimoy (sim o bom e  velho Spock) em seu primeiro trabalho fora da série Jornada nas Estrelas.

A trama é bem simples, narra a história de três amigos bem-sucedidos que se veem obrigados a cuidar de um bebê que é deixado à porta de seu apartamento.

Curiosidade: Gostou do bigode do Tom Selleck? Saiba que o mesmo foi a primeira opção para dar vida ao personagem Indiana Jones no cinema, mas recusou devido ao seu papel na série televisiva Magnum. Já imaginou como seria? Não precisa.  A Internet já fez isso por nós:

 

É para isso que pagamos a internet senhoras e senhores!

TRAILER:

 

7.  Operação Cupido (The Parent Trap)

Sim, esse é o primeiro filme da atriz Lindsay Lohan e foi através dele que por um bom tempo as pessoas acharam que a atriz tinha uma irmã gêmea mesmo.

Operação Cupido é um filme de 1998, do gênero comédia, estrelado por Lindsay Lohan,Dennis Quaid e Elaine Hendrix, dirigido por Nancy Meyers e produzido pela Walt Disney Pictures e tem aclamação pela crítica profissional com uma pontuação de 86% no Rotten Tomatoes.

As gêmeas Hallie e Annie (Lindsay Lohan) foram separadas ainda pequenas. Uma ficou com a mãe, Elizabeth (Natasha Richardson), e outra com o pai, Nicholas (Dennis Quaid). Um dia as duas se encontram num acampamento de verão e se dão conta do parentesco até então desconhecido. Elas trocam de lugar na volta para a casa e elaboram um plano para que o casal volte às boas e a família enfim possa se reunir.

Curiosidade: Não é irmã gêmea, It´s a Trap.

TRAILER:

 

8.  Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles)

Olha aí, John Hughes novamente representando a juventude nos anos 80 e 90, sendo o primeiro filme de sua carreira em que dirigiu.

Samantha Baker (Molly Ringwald), uma adolescente que está completando 16 anos, sonha em namorar com um colega do colégio, que infelizmente namora uma linda jovem. Além disso, em virtude do casamento de sua irmã mais velha seu aniversário é totalmente esquecido, e como se não bastasse, um garoto começa a assediá-la de forma inconveniente.

John Hughes foi o que foi nos anos 80 e 90, isso não tenha dúvida. Mas não podemos deixar de analisar as suas abordagens em todos os seus filmes, quando se diz respeito a relação entre meninos e meninas. Onde sempre o garoto é mostrado com um estereótipo de “espertalhão” e não aceita um “NÃO” como resposta em relação as meninas. Essas questões ainda hoje são analisadas e discutidas sobre os filmes de John. Existem os seus prós e contras. Só não podemos mascarar essas questões, independente de quem sejam ou o que representam.

TRAILER:

 

 

9.  Irmãos Gêmeos (Twins)

Como já dizia a música: “Que tempo bom que não volta nunca mais”.

Aaahh anos 80/90 em que além de nos presentear com aquaplays, kichutes e cds do É o Tchan, ainda nos deu a oportunidade de ver o sr. Arnold Schwarzenegger fazendo algumas comédias.

Irmão Gêmeos  é um filme americano de comédia lançado em 1988, produzido e dirigido por Ivan Reitman, que conta a história de Julius (Arnold Schwarzenegger) e Vincent (Danny DeVito) que descobrem que são irmãos gêmeos. O primeiro é alto, loiro, calmo, enquanto o segundo é um charlatão baixinho e moreno. Juntos, eles vão ver como a educação em famílias diferentes moldaram suas personalidades opostas.

Curiosidade: Rola boatos até hoje de uma possível sequência, dirigida novamente por Ivan Reitman, em que também ira estrelar Eddie Murphy na papel de um terceiro gêmeo. Sim, você não leu errado, dirigido por Ivan Reitman.

TRAILER:

 

10.  A Lagoa Azul (The Blue Lagoon)

Você achou que não íamos falar dele, achou errado otário!

Como falar de sessão da tarde e não falar do seu maior grande clássico A Lagoa Azul, um filme norte-americano de aventura e drama romântico lançado em 1980 dirigido por Randal Kleiser e distribuído pela Columbia Pictures.

O filme conta a história de duas crianças isoladas em uma ilha tropical paradisíaca no sul do Pacífico. Longe da civilização, as duas crianças crescem sozinhas na ilha e se apaixonam aos poucos à medida que atingem a puberdade.

Lagoa azul é um clássico e boa parte desse status cult se fez devido as altas e cansativas reprises na sessão da tarde. E não temos que só contar sua fama no Brasil, sendo que só na América do Norte o filme arrecadou mais de 50 milhões de doletas em seu lançamento.

TRAILER:

 

CONCLUSÃO:

Para todos nós a Sessão da Tarde marcou muitas gerações e agora em 2018 fez em março o aniversário de 44 anos. E nós da DOT Films não podíamos deixar de homenagear. Tal programa nos influenciou e muito na nossa formação como cineastas. Assim como o Jornal Folha do Sul citou: "além de auxiliar na educação cinematográfica de gerações, a Sessão da Tarde contemplou, ao longo do tempo, uma lista de filmes que acabaram se tornando mais que clássicos"

Gostou? Quer saber mais? Algum filme que você gosta ficou de fora?

Então pode ficar feliz, essa é só uma primeira parte. Temos muito mais filmes para mostrar e matar a saudade. Então curta, compartilha, comente quais filmes vocês gostavam e mostre para amigos e família, quem sabe vocês não se reunirem para assistir algum filme da lista enquanto comem aquela pipoca no final de semana.